A menopausa é um momento inevitável que representa o começo de diversas transformações na vida das mulheres. Embora ela não seja a causa das varizes, sua chegada interfere no surgimento ou agravamento dessa condição. A seguir, explico o motivo disso!
O que é a menopausa?
A menopausa é o nome dado ao último ciclo menstrual, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos. A sua maior consequência é a perda da capacidade de produzir um hormônio feminino muito importante: o estrogênio.
Esse fato é responsável por uma série de sintomas físicos e emocionais que vem depois e, a longo prazo, também pode afetar a saúde cardiovascular.
Como a menopausa interfere nas varizes?
Existem duas alterações marcantes no organismo causadas pela chegada da menopausa que influenciam, diretamente, no aparecimento ou agravamento das varizes: a pele fica mais frágil e a massa muscular diminui.
A fragilidade da pele favorece a aparição de varizes e vasinhos com mais facilidade. Além disso, as veias também sofrem com a diminuição do colágeno.
Já a redução da massa muscular, principalmente nas panturrilhas, prejudica a circulação sanguínea. Uma vez que a musculatura atua como uma bomba, ajudando o retorno do sangue ao coração.
O que fazer?
Além dos cuidados gerais com a saúde, como alimentação adequada e prática de atividades físicas, a consulta com um especialista em varizes é importante para avaliar os vasos das suas pernas e tratar essa condição em estágios iniciais.
No consultório, utilizo uma tecnologia moderna para auxiliar nos diagnósticos chamada Veinviewer ou realidade aumentada. Esse equipamento é uma câmera de filmagem infravermelho que consegue captar a imagem do sangue em veias finas até 1 cm de profundidade e projetar na pele em tempo real. Isso permite uma perfeita visualização de microvarizes e veias nutridoras, facilitando o tratamento.
Para mais informações ou agendamentos, é só entrar em contato pelos links no topo da página!