Geralmente, quando atendo novos pacientes em meu consultório, eles já sabem que têm varizes.
Mas, uma dúvida comum que costumam ter é “quais são os fatores que me fizeram desenvolver essa condição?”.
A explicação que dou aos meus pacientes é a mesma que escreverei agora: as varizes vêm de uma predisposição genética, isso é, outras pessoas na história da sua família também tiveram esse problema.
A tendência das suas veias não funcionarem tão bem e se dilatarem já vem no DNA. Contudo, as influências do meio e do nosso comportamento também têm um papel fundamental para o aparecimento das varizes.
Uma pessoa pode ter o gene das varizes, mas os hábitos e o estilo de vida influenciam se as varizes irão surgir e qual o grau de severidade.
Com isso em mente, os hábitos ou fatores que podem influenciar no surgimento das varizes são:
Sedentarismo
Os bom condicionamento muscular tem papel importante na dinâmica circulatória. A falta de atividade física dificulta a circulação e aumenta as chances de uma pessoa desenvolver varizes.
Obesidade
A obesidade pode causar mais pressão sobre as veias e fazer com que elas precisem de força extra para enviar o sangue de volta ao coração. Com o tempo, essa sobrecarga faz com que os vasos se dilatem.
Número de gestações
As alterações hormonais e o aumento de peso, causados pelas gestações, aumentam os riscos de uma mulher desenvolver essa condição.
Passar muito tempo de pé ou sentado
Longos períodos nessas posições fazem com que haja uma sobrecarga das veias, que trabalham contra a força da gravidade, o que pode causar a dilatação das mesmas.
Uso de pílula anticoncepcional
Alguns hormônios encontrados nos remédios anticoncepcionais parecem deixar o corpo mais vulnerável às varizes.
Traumas nas pernas
Qualquer lesão nas veias pode torná-las mais fracas e suscetíveis a dilatações.
Esses são os fatores que podem acelerar a manifestação das varizes caso essa condição esteja presente na sua carga genética. Você identificou algum deles na sua vida?