Existe um desentendimento sobre a atividade física e as varizes. Muitas pessoas creem que o impacto e a movimentação vinda dos exercícios podem ser prejudiciais, colaborando para romper os vasos ou agravar seus estados.
Contudo, a prática regular de atividades físicas tem efeitos positivos em nossa saúde vascular de forma geral. Principalmente, quando esse hábito é realizado junto a outras boas escolhas de estilo de vida, como não fumar, comer alimentos saudáveis e manter o peso corporal adequado.
A seguir, explico em detalhes como os exercícios podem trazer benefícios significativos para pessoas que já desenvolveram varizes ou são propensas a ter essa condição.
Como o exercício ajuda?
Primeiro, precisamos entender como as varizes se formam.
Independente da causa que ocasiona o aparecimento dessa condição, o resultado é sempre o mesmo: a elasticidade e a firmeza da pele ficam prejudicadas, as válvulas no interior das veias param de funcionar de forma eficiente e o sangue venoso não retorna ao coração como deveria.
Com isso, vasos dilatados e tortuosos ficam aparentes nas pernas, além de diversas microvarizes azuladas.
Nesse contexto, a prática de exercícios regular melhora a saúde dos vasos e a circulação sanguínea do organismo como um todo. Mas, em especial, a contração dos músculos das pernas durante os movimentos físicos ajuda a impulsionar o sangue de volta ao coração, evitando o agravamento da condição.
Cuidados na hora das atividades
Ainda que os exercícios sejam recomendados amplamente, conversar com seu médico para saber se existe alguma restrição específica as suas particularidades é algo importante. Outro ponto é buscar a orientação de um educador físico capacitado para atividades mais intensas ou especificas, como musculação, funcional ou CrossFit.
Para pessoas que já apresentam varizes, o cuidado com práticas que envolvam contado direto com a pele das pernas precisa ser redobrado. Uma vez que batidas e cortas na região podem ser difíceis de cicatrizar devido à circulação comprometida do sangue.
Por fim, é preciso lembrar que os exercícios são grandes aliados da nossa saúde, mas não substituem o tratamento médico adequado das varizes!