Existem dois grandes fatores que fazem diversas pessoas sentirem uma necessidade maior de tratar as varizes no verão.
O primeiro deles é a maior exposição das pernas. Quando as temperaturas estão altas, precisamos usar roupas mais leves e curtas para aliviar o calor e nosso lazer costuma incluir praias, piscinas e cachoeiras pelo mesmo motivo.
O segundo é o agravamento do quadro de varizes devido ao calor. Em períodos mais quentes, as veias se dilatam para que o nosso corpo perca temperatura e se adapte ao clima. Contudo, isso também resulta em um maior acúmulo de sangue nas pernas e na intensificação de sintomas, como dor, inchaço, sensação de cansaço e de peso nas pernas.
A boa notícia é que você não precisa esperar as temperaturas ficarem mais amenas para começar a cuidar das suas pernas. O tratamento para varizes pode ser feito em qualquer momento do ano. A única diferença de realizá-lo no verão será a necessidade de tomar cuidados com o sol.
Alguns tratamentos para varizes costumam deixar pequenos hematomas na pele que desaparecem entre uma e duas semanas. No seu dia a dia, será preciso proteger muito bem e de forma constante as pernas com filtros solares para evitar que os raios ultravioletas interajam com esses hematomas e deixem a pele manchada.
Além disso, o bronzeamento das pernas deve ser totalmente evitado até o fim das sessões marcadas, pois os procedimentos com lasers não podem ser feitos nesses casos.
.
Se as varizes são uma queixa para você, priorize sua saúde vascular e busque por um cuidado adequado e especializado!