Saúde vascular em foco: entendendo as varizes e suas consequências
Apesar de comuns, as varizes são uma doença vascular séria e preocupante. De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 46 mil mulheres foram internadas por varizes em 2022, o que representa aumento de mais de 100% em comparação a 2021.
Ou seja, suas implicações são profundas e capazes de afetar tanto o bem-estar físico como o mental e emocional de uma pessoa. Contudo, são as mulheres que mais sofrem com as varizes. Pequisas indicam que mais de 70% dos casos acontecem no sexo feminino.
Para entender os riscos associados a essa condição, assim como as opções eficazes de tratamento, continue lendo!
O lado invisível das varizes:
- Dor e desconforto
As varizes podem causar dor, peso e desconforto significativos nas pernas, especialmente após longos períodos em pé ou sentado. Esses sintomas limitam a capacidade de uma pessoa realizar suas atividades diárias. - Complicações vasculares
Além de desconfortos, as varizes podem levar a complicações vasculares graves. A trombose venosa profunda (TVP), caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas das pernas, é uma complicação potencialmente perigosa. Caso um coágulo se desprenda e migre para os pulmões, pode causar uma embolia pulmonar, uma situação potencialmente fatal.
As varizes também aumentam o risco para inflamações nas veias (flebite) e o surgimento de úlceras.
- Piora na qualidade de vida
Outro impacto se dá na qualidade de vida para além do desconforto físico. A aparência das veias varicosas costuma causar constrangimento e afetar a autoestima, limitando os lugares que uma pessoa tem disposição para ir, as roupas que consegue usar e afins.
Felizmente, o tratamento adequado não apenas alivia esses problemas citados, mas também evita a progressão da condição.
Atualmente, os tratamentos minimamente invasivos, como a escleroterapia e a laserterapia, são grandes destaques por sua eficácia e comodidade. Essas opções visam fechar ou destruir as varizes, redirecionando o fluxo sanguíneo para veias saudáveis, sem a necessidade de cirurgias.
Contudo, em casos mais graves, os procedimentos cirúrgicos tendem a ser necessários. Por isso, a importância de buscar tratamento o quanto antes e não deixar esta condição evoluir para quadros mais profundos e complexos.
Como cirurgião vascular especializado, recomendo sempre a busca por um tratamento adequado e a adoção de medidas preventivas, como alimentação saudável e prática regular de exercícios, caso você note os sinais das varizes nas suas pernas.
A sua saúde vascular precisa ser levada a sério, pois ela influencia em todos os aspectos do seu bem-estar!